domingo

Brioches

Isto tem de ficar aqui registado:
A minha filha Bárbara, num dos primeiros domingos deste mês, aos onze anos, leu uma receita num livro que lhe dei e resolveu ir p'ra cozinha fazê-los sozinha. SO-ZI-NHA. Concentrou-se. Pesou, mediu, partiu ovos, misturou, distribuiu... e voilá!
A minha ajuda foi simbólica e reduzida práticamente ao uso do forno.
Como não tinhamos em casa fermento de padeiro...e porque a vontade de fazer os bolinhos era urgente, usámos fermento em pó e por isso não deixámos a levedar as 2 horas em local morno. Para a próxima seguimos a receita à risca...
Correu muito bem Bárbara, PARABÉNS!  :-) 




Ingredientes:
(para 7 bolinhos)
200 g farinha
15 g de fermento de padeiro ou 1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de açúcar
100 g de manteiga com sal
2 ovos
3 colheres de sopa de leite

Liga-se o forno a 180ºC.
A Bárbara amoleceu a manteiga no micro-ondas. Bateu os ovos numa tijela. Colocou a farinha, o fermento em pó e o acúcar numa tijela grande e misturou. Depois fez um buraco no meio e deitou lá os ovos, a manteiga e o leite. Misturou tudo muito bem com a colher de pau (eu ajudei a agarrar a taça porque a massa fica um pouco grossa).
Deitou tudo em formas de silicone pequenas (redondas) até gastar a massa toda.
Colocou em cima do tabuleiro do forno e levou ao forno, até estarem cozidos.

:-)

 

sábado

Bróculos e batatas gratinados

Estes bróculos com batatas são, para mim, mais do que um acompanhamento; para mim tem honras de prato principal... aliás, como qualquer prato de legumes gratinados... adoro! 

Ingredientes:

Bróculos, lavados e cortados em pés pequenos
batatas descascadas e cortadas aos cubos
sal aromatizado
Azeite
nós-moscada e pimenta moídas

Ligar o forno a 180ºC.
Dar uma entaladela aos legumes (cozer superficialmente), em água temperada com sal aromatizado. Escorra-os e deite-os numa travessa de ir ao forno. Regue com azeite e polvilhe com uma pitada de nós-moscada e pimenta. Leve ao forno a acabar de cozinhar.

:-)

sexta-feira

Massa deliciosa com atum

Esta massa é uma delícia, mesmo no dia seguinte.
Bem sei que é muito chato ligar o forno no Verão mas eu realmente começo a ser viciada em comidas de forno... de Verão e Inverno o forno cá de casa não pára...

Ingredientes:
(para 6 pessoas)
 

1 embalagem de massa espiral (500 g)
sal aromatizado
Azeite
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
3 tomates maduros picados
1 lata grande (redonda) de atum em óleo, escorrido
1 lata de atum ao natural, escorrido
sumo de meio limão
1 colher de sopa de tomilho
1 embalagem e meia de queijo ralado (mistura de 4 queijos diferentes)
Margarina líquida para untar


Ligue o forno a 200ºC.
Coza a massa em água a ferver, temperada com sal aromatizado. Numa frigideira anti-aderente grande, faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos. Depois de estar a cebola macia junte um pouco de água para não secar e o tomate. Deixe apurar um pouco. Junte o atum esmigalhado com um garfo, o sumo de limão, o tomilho, e rectifique de sal.
Deixe ao lume por uns minutos. Deite a massa cozida numa travessa de ir ao forno, previamente untada com margarina líquida e deite por cima o refogado de atum. Polvilhe abundantemente com o queijo ralado e leve ao forno, que baixa agora para 180-190ºC, até ficar corado.
:-)

quinta-feira

Batido de fruta

O Pedro e a Mariana andam numa de beber batidos de fruta de manhã, ao pequeno-almoço. Hoje quem o preparou fui eu, e eles gostaram... Aqui fica como fiz...


Ingredientes:
(para 2 copos)

1 banana da Madeira
1 maçã Royal Gala
1 iogurte cremoso Stracciatella, "A Leiteira", Nestlé
2 palitos de bolacha baunilha
1 copo de leite meio-gordo, ou mais até conseguir a textura desejada

Descasca-se a fruta e parte-se em pedaços. Tritura-se a fruta, o iogurte e os palitos de baunilha no robot de cozinha (1,2,3), até estarem bem triturados. Mistura-se o leite até conseguir a textura desejada (mais grosso ou mais líquido). Deita-se dentro de copos e levam-se ao congelador por 10 minutos. Servir imediatamente.

:-)

domingo

Tarte de limão

Este Domingo fomos com a minha irmã e os meus sogros almoçar ao Ribatejo, a casa da minha mãe, e ficámos de levar um doce. Lembrei-me desta tarte de limão, há anos esquecida, e que eu acho uma delícia. E não custa nada a fazer...


Ingredientes:
1 pacote de bolachas Maria (eu usei Digestivas = 300 g)
130 g margarina de culinária, derretida no micro-ondas
1 lata de leite condensado
3 ovos, gemas e claras separadas
1 limão, raspa e sumo
2 claras
2 colheres de sopa de açúcar

 
Ligue o forno a 160ºC. Unte uma tarteira com margarina.
Triture a bolacha no robot de cozinha (1,2,3), misture a margarina e forre o fundo da tarteira com esta mistura, calcando com os dedos. Bata as claras em castelo. Misture bem o leite condensado, as gemas, o sumo e a raspa do limão. Envolva com cuidado as claras em castelo e coloque na tarteira. Leve ao forno até estar ligeiramente corado por cima. Entretanto faça um merengue, batendo claras com açúcar. Retire a tarte do forno, enfeite com o merengue com a ajudar de um bico de pasteleiro e leve novamente ao forno até estar tudo corado. Depois de arrefecer pode colocar umas horas no frio.
:-)

quinta-feira

Sopa de Espinafres

Sopinha de espinafres tem muito ferro por isso é bom... também é bom porque sabe bem... pois... 



Ingredientes:
(para uma panela grande de sopa)
1/2 molho de espinafres = duas mãos bem cheias de folhas escolhidas e lavadas
Sal aromatizado
Água

5 batatas
3 cenouras
3 dentes de alho
1 cebola
1 tomate
1 courgete
1 alho francês (a parte branca)
1 caldo knorr de legumes
Azeite


Escolha as folhas dos espinafres, lave bem e leve a cozer com muita água e sal aromatizado.
Depois de cozidos, transfira a água da cozedura para a panela de pressão onde vai fazer a sopa e reserve os espinafres (nesta água é onde estão mais nutrientes).
Leve a cozer todos os legumes depois de descascados, lavados e cortados em pedaços, com um caldo knorr de legumes e um fio de azeite. Depois da panela começar a fazer barulho desligue o lume e deixe a cozer com o lume desligado até perder o vapor. Passe com a varinha mágica até estar cremoso, leve novamente a lume médio juntando os espinafres. Mexa de vez em quando, deixando ferver por uns minutos. Sirva quente.
:-)

quarta-feira

Arroz com atum no forno

Cá em casa gostamos muito deste prato de arroz com atum no forno que vi no blog da Zizy (http://tastedmemories.blogspot.com/). Ideal para quando não apetece fazer o jantar porque dá para usar restos de arroz, bechamel de compra e molho de tomate congelado.



Ingredientes:
4 doses de arroz branco cozido (que tinha sobrado de outra refeição)
Margarina para untar
3 ovos cozidos, descascados e cortados em fatias finas
1 boa quantidade de molho de tomate, que fiz assim
3 latas de atum ao natural
1 mão cheia de coentros picados
Queijo ralado, q.b.
1 embalagem de 500 ml de molho bechamel


Ligue o forno a 190ºC.

Unte o pirex com margarina, espalhe o arroz no fundo. Junte o atum ao molho de tomate e tempere com os coentros. Coloque a mistura de tomate e atum por cima do arroz, polvilhe com queijo ralado, ponha as rodelas de ovos por cima, cubra com molho bechamel e por fim polvilhe com queijo ralado novamente. Leve ao forno até estar corado.

:-)

segunda-feira

Arroz de Polvo

Aqui há umas semanas atrás fui ao hipermercado e vi uns polvos frescos com muito bom aspecto. Comprei para congelar, depois de cozido, e fazer um prato com ele mais tarde. Na semana passada convidei a Lynn para jantar e ela trouxe a Alva. 
Servi este arroz de polvo... :-)

Ingredientes:
(para 6 pessoas)
1 polvo fresco com cerca de 1,5 Kg 
2 cebolas, uma inteira e uma picada
1 folha de louro, sem o talo do meio
3 dentes de alho, picados
Azeite
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de massa de pimento (usa-se frequentemente para temperar carne de porco)
1 chávena bem cheia de arroz carolino
3 chávenas de água de cozer o polvo, quente
Sal aromatizado
2 mãos-cheias de coentros picados

Comece por cozer o polvo numa panela de pressão: coloque o polvo inteiro, uma cebola inteira, um fio de azeite e a folha de louro; cubra com água até fazer 2/3 da panela. Quando a panela começar a fazer barulho reduza o lume e deixe cozer por cerca de 20 minutos (nessa altura começa-se a sentir o cheiro do polvo e eu guio-me muito por aí). Desligue o lume, deixe sair todo o vapor e só aí abra a panela. Retire o polvo e corte-o em pedaços com a ajuda de uma tesoura de peixe. Reserve a água mas retire a cebola e a folha de louro.
Nesta fase pode congelar ou reservar no frigorífico para usar no dia seguinte, colocando a água e o polvo, juntos, numa caixa hermética.
Num tacho (de barro, de preferência) leve a refogar a cebola e os alhos em azeite. Quando a cebola estiver translúcida junte a polpa de tomate, a massa de pimento e uma colher de sopa de água e deixe cozinhar um pouco. Junte o arroz lavado, mexendo bem, de seguida a água de cozer o polvo (aquecida), rectifique com sal aromatizado (ou sal, pimenta e nós-moscada) e junte os coentros. Mexa de vez em quando e assim que começar a ferver apague o lume e tape o tacho. Deixe continuar a cozer tapado, em cima do fogão, por mais uns 5 ou 10 minutos ou até os bagos de arroz estarem cozidos. Sirva de imediato.

:-)

quinta-feira

Lasanha de atum e cenoura

Esta receita é da Teleculinária Gold nº 70 e só vos posso dizer que vale mesmo a pena e que é para repetir.



Ingredientes:
(para 6 pessoas)
Azeite
1 cebola picada
2 cenouras raladas
5 latas de atum ao natural, bem escorrido e picado

5 colheres de sopa de polpa de tomate
3 colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta - eu usei sal aromatizado
Margarina para untar
1 litro de molho bechamel
250 gr de massa de lasanha fresca
200 gr de queijo ralado
papel de alumínio


Ligue o forno a 180 ºC. Numa frigideira grande anti-aderente, leve o azeite, a cebola e a cenoura a refogar por 5 minutos, mexendo sempre. Junte o atum, o molho de tomate, a salsa e tempere. Deixe refogar mais 5 minutos mexendo sempre e desligue o lume.
Num tabuleiro ou pirex rectangular, de ir ao forno e à mesa, unte o fundo com margarina e deite um pouco de molho bechamel, cubra com folhas de lasanha, espalhe um pouco da mistura de atum por cima, polvilhe com queijo ralado e coloque mais uma camada de folhas de lasanha. Repita as camadas terminando com molho bechamel e polvilhe com queijo ralado. Tape com folha de alumínio e leve ao forno para a massa cozer, por 35 minutos. Retire a folha de alumínio e deixe corar por mais 5 minutos.

:-)

terça-feira

Biscoitos e uma tarde com as meninas

No domingo tive muitas meninas cá em casa! Além das nossas, tivemos amigas da minha filha. Estava um dia que parecia de Outono e não estava muito bom para ir brincar para a rua... metemos mãos na massa e fizemos uns biscoitos para o lanche... todas ajudaram! Adorei. :-)
A receita é a mesma que fiz aqui, mas acrescentei o sumo e a raspa de meio limão.





Ingredientes:

125 g de açúcar
125 g de margarina de culinária amolecida
250 g de farinha de trigo sem fermento, peneirada
1 colher de chá rasa de fermento em pó
1 ovo
2 colheres de sopa rasas de côco ralado
1/2 limão, sumo e raspa

Aqueça o forno a 160-180 ºC.
Misture todos os ingredientes pela ordem da lista de ingredientes e amasse bem.
Faça biscoitos com a forma que quiser e leve ao forno, em cima de uma folha de papel vegetal untada com margarina e polvilhada com farinha, até estarem ligeiramente corados.

:-)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...