Arroz malandro de cenoura

Não é por acaso que esta é a primeira receita a ser partilhada neste blog; é que depois dos crepes do Petsi que eu e a minha irmã faziamos para lanches demorados durante as longas tardes de férias passadas em casa, esta foi a primeira receita que fiz sozinha, ainda adolescente, e que aprendi com a minha mãe. É simples, deliciosa, e foi uma das formas de cozinhar arroz preferidas do meu pai, que adorava arroz...


Ingredientes (aprox. 4 pessoas)
1 medida (usei uma chávena) de arroz carolino
2,5 medidas de água morna
azeite, sal, pimenta, noz-moscada, 1 folha de louro
1 cebola
3 dentes de alho
1 cenoura grande (ou duas pequenas)


Pique a cebola e os alhos (eu uso sempre a picadora 1,2,3) e leve a amaciar em lume médio com o azeite e uma pequena quantidade de água. Rale a cenoura e junte ao refogado. Deixe cozinhar uns minutos, mexendo de vez em quando para não pegar. Junte o arroz lavado e deixe cozinhar um pouco no refogado, mexendo sempre. Por último junte a água morna e tempere com sal, pimenta, noz-moscada e uma folha de louro. Se a panela tiver o fundo grosso e o fogão for placa, apague o lume mal comece a ferver e tape. Espere que o arroz coza. Se a panela for de fundo mais fino e usar chama, coloque o lume no mínimo quando começar a ferver; tape a panela deixando uma pequena abertura e deixe ferver até o arroz estar cozido, mas ainda com água. Retire a folha de louro e sirva.

:-)