Bacalhau com Natas


Durante anos fiz o bacalhau com natas, com batatas fritas (usava uma receita duma revista da TeleCulinária da minha mãe) mas, era sempre muito complicado para mim fritar as batatas. Mais tarde comecei a fazer com batatas cozidas e alterei mais alguns pormenores na receita. Agora faço assim:



Ingredientes:
(para 4 pessoas)
3 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
2 cebolas, descascadas, cortadas em meias luas finas
4 dentes de alho picados
2 postas de bacalhau, cozido e limpo de peles e espinhas, desfeito em lascas finas
(depois de desfeito deve dar uma quantidade equivalente a um prato de sopa cheio)
6 batatas, descascadas e cortadas em cubos pequenos
queijo ou pão ralado para polvilhar

Ingredientes para o molho Bechamel:
60 gr. margarina de culinária 
60 gr. farinha de trigo
350 ml leite frio
150 ml água de cozer o bacalhau
1 emb. (200 ml) natas light
sal, pimenta e nós-moscada
sumo de 1/4 de limão 
1 gema de ovo, batida

Coza o bacalhau mas não deite a água da cozedura fora. Prepare o bacalhau e reserve. Coza as batatas em água temperada de sal. Escorra e reserve. Ligue o forno a 180ºC. 
Coloque a cebola e o azeite na wook (ou outra panela de fundo grosso) e leve a lume médio deixando transpirar (com a tampa), mexendo de vez enquando, até a cebola estar macia. Junte o alho. Pouco depois junte o bacalhau e tempere a gosto com um pouco de pimenta e nós-moscada. Retire do lume, junte as batatas e reserve.
Para o molho bechamel, se tem Bimby, coloque todos os ingredientes e programe 90ºC, 8 min, vel. 4.  
Se não, leve um tacho ao lume com a margarina até derreter, junte a farinha duma só vez e mexa bem. Junte o leite e a água do bacalhau em fio, mexendo sempre (se necessário use uma vara de arames). Baixe o lume para o mínimo. Junte as natas, tempere com o sal, a pimenta e a nós-moscada, junte o sumo de limão e a gema. Deixe engrossar um pouco mexendo sempre.

Junte este molho ao bacalhau com batatas e envolva. Deite tudo numa travessa de ir ao forno.
Polvilhe com pão ralado ou queijo ralado e leve ao forno até alourar.

:-)

Nota - Para ser mais fácil, costumo preparar o bacalhau um dia antes, ou no fim-de-semana anterior. Uso bacalhau que compro salgado, demolho 3 dias em água fria (mudo a água de manhã e à noite) e reservo no fundo do frigorífico durante a demolha, congelo posteriormente em sacos bem fechados. Quando o quero cozer, coloco uma panela com água em lume forte e ao mesmo tempo o bacalhau ainda congelado (pele virada para cima), com uma folha de louro, uma pitada de sal aromatizado e um pingo de azeite. Quando não o quero usar logo, limpo-o de peles e espinhas ainda quente e reservo-o num tupperware dentro da água da cozedura, dentro do frigorífico. Aguenta-se vários dias.