Filetes de Perca com batatas em molho de leite e alecrim

Este peixe, inventado por mim, anda a fazer as delícias cá de casa. Convidámos uns amigos para jantar e eles também gostaram muito. A boa notícia é que além de bom é fácil de fazer.


Ingredientes:
(para 3 pessoas)
1 filete de Perca do Nilo bem fresca, com cerca de meio kilo
4 ou 5 batatas médias, descascadas e cortadas em rodelas grossas
leite meio-gordo e água, ou leite magro
1 folha de louro, com um corte no sentido do comprimento
alecrim seco, uma colher de chá cheia
1 cebola pequena, descascada e cortada em meias-luas finas
azeite
margarina líquida Vaqueiro
1 limão, o sumo de metade e a outra metade cortada em rodelas
sal aromatizado
noz-moscada moída


Aquecer o forno a 200º C.
Tempere o peixe com sal aromatizado, de ambos os lados, e o sumo de meio limão. Reserve.
Numa panela larga leve a cozer as batatas em leite (até cobrir as batatas) e um pouco de água, temperando com sal aromatizado, o louro e o alecrim. Não deixar cozer totalmente.
Com uma escumadeira retire as batatas para uma travessa que vá ao forno e à mesa e que caiba o peixe e as batatas. Reserve o leite da cozedura. Leve as batatas ao forno para secarem um pouco. Quando estiverem um pouco secas (5 ou 10 minutos depois), afaste as batatas para deixar o espaço do meio para o peixe.
No fundo livre que deixou, disponha as meias-luas de cebola, regue com um pouco de azeite e por cima coloque o peixe préviamente temperado. Regue tudo com leite da cozedura (o que achar suficiente para ficar com algum molho), azeite e margarina líquida. Coloque as rodelas de meio limão por cima do peixe e polvilhe as batatas com uma pitada de noz-moscada.
Leve ao forno quente até estar corado e o peixe cozido.
Sirva com salada ou bróculos cozidos.

Nota - Para testar se o filete já está cozido, introduza a ponta de uma faca no peixe e toque no seu lábio. Se a faca estiver morna ao toque é porque já está cozido. Se estiver fria, ainda não está.

:-)