Sopa de Agriões

Pois é, lá fui eu à mercearia da D. Dulcelina e comprei uns agriões fresquinhos cultivados em Portugal! Oba oba! e... viraram sopa... que é a preferida do Pedrocas e a que leva mais caretas da Bárbara... mas santa paciência, tem de se agradar a todos... um dia a cada um... e assim foi.



Ingredientes:
1/2 molho de agriões frescos (a outra metade congelei já arranjados, porque o molho era grande)
6-7 batatas médias
3 cenouras médias
4 dentes de alho
1 cebola grande
1 caldo knorr de legumes
Sal
Azeite
Água

Escolha as folhas dos agriões, lave bem e reserve (se conhecer alguém que saiba reaproveitar os talos para plantar novos agriões ou que tenha galinhas, não se esqueça de os guardar num saco para lhe dar).
Coza todos os outros legumes depois de descascados, lavados e cortados em pedaços, em água que deve ser suficiente para cobrir os legumes, temperando com uma pitada de sal, um caldo knorr de legumes e azeite a gosto. Depois de cozido, passe tudo com a varinha mágica até estar cremoso, leve novamente a lume médio juntando os agriões. Mexa de vez em quando, deixando ferver por 5 minutos. Sirva quente.

Nota: Eu uso sempre a panela de pressão, em lume forte e desligo 5 minutos depois de fazer barulho, deixando estar desligado a continuar a cozer mais outros 5 minutos. Retiro a pressão restante pondo a panela debaixo de água fria e abro depois de não ter pressão nenhuma.

:-)