Bolo de Ananás

Este bolo de ananás tem de ser partilhado...
Surgiu porque a minha amiga Zé, que por acaso também é minha sogra, nos ofereceu um belo ananás, cheiroso e docinho. Fui procurar receitas de bolos e foi então que saiu uma adaptação de duas receitas: uma do livro "A mulher na sala e na cozinha", que ainda habita por esta casa; e outra da revista "Cozinha Saudável & Vegetariana", nº 82.


Ingredientes:

1 ananás, da Costa Rica, cheiroso e docinho (se encontrarem nacional é melhor para todos)
Papel vegetal e margarina líquida para untar, ou forma anti-aderente de fundo amovível
Caramelo líquido, de compra
280 g de açúcar louro
250 g de margarina de culinária, derretida ou amolecida
2 iogurtes naturais
4 ovos
300 g de farinha de trigo
2 colheres de café de fermento em pó
1/2 sumo "Bongo" de ananás

Ligue o forno a 180ºC.
Comece por descascar o ananás e retirar os "olhinhos" (fazendo pequenos cortes, em forma de V, com a faca). Depois corte-o em fatias e retire a parte dura que está ao centro de cada fatia, com a ajuda de uma faca de bico. Reserve. Peneire a farinha com o fermento e reserve.
Se tiver uma forma redonda anti-aderente de fundo amovível, que a parte lateral se abre, pode usá-la. Se não tiver, unte uma forma redonda normal com margarina e forre o fundo com papel vegetal.
Forre o fundo, e até meio das paredes da forma, com uma fina camada de caramelo líquido.
Coloque fatias de ananás no fundo da forma até cobrir todo o fundo, cortando pequenas partes de uma fatia para completar os espaços que não têm ananás. Reserve.
Bata muito bem o açúcar com a margarina até deixar de sentir o granulado. Junte os ovos e os iogurtes e bata bem. Por fim junte a farinha.
Deite na forma sobre o ananás e leve a cozer no forno até passar o teste do palito. No meu forno demorou mais de 40 minutos.
Depois de sair do forno e antes de desenformar, fure o bolo todo com um palito e derrame o sumo de ananás sobre o bolo, de modo que este o absorva. Se usar ananás de conserva, nesta fase use o sumo que vem na lata.
Aguarde uns minutos e desenforme com cuidado.

:-)