segunda-feira

Feijoada vegetariana e um passatempo

Este fim-de-semana a preguiça foi visitar a família por ser Páscoa e eu tenho de ver se a ponho daqui p'ra fora. Aproveitei este fim-de-semana para participar no passatempo lançado pela simpática e querida Mariana. O blog Na cozinha da Mariana fez um ano e eu também quero festejar!! Assim, vou mostrar o canto da minha cozinha que eu mais gosto, partilhar a minha receita vegetariana preferida, e mais umas coisinhas...

É aqui, na mesa da nossa cozinha que se passam muitas coisas... É aqui que apreciamos os cozinhados que vou fazendo, é aqui que conversamos e partilhamos as notícias dos nossos dias longe de casa, é aqui que sonhamos com viagens em família e aprendemos onde ficam países distantes, é ainda aqui que muitas vezes se estuda e trabalha ou se brinca com jogos de tabuleiro... Enfim, esta mesa sabe muito desta família... :-))

Esta é a janela por onde olho enquanto cozinho (quando é de dia!) e é uma das coisas que mais gosto nesta cozinha; é muito bom ter muitas vezes o sol a inundar de luz todo o espaço. Estes "amiguinhos" vieram só para a fotografia...

Esta é a D. Bia, a nossa linda gata gorda e paxorrenta que passa a vida em dieta permanente com a sua ração light... Ronrona muito mas só a conseguimos pegar ao colo se nos sentarmos no sofá e fingirmos que não a queremos ter ao colo para nada... 

Quanto à minha família... é o meu pilar principal, aquele que se falhar, o barraco vai abaixo. É constituída por mim, pelo meu marido Pedro, pela minha filha Bárbara (com 11 anos) e pela filha do Pedro, a Mariana (com 12 anos). Estamos a viver o nosso segundo casamento e não temos filhos em comum. Somos uma família unida, conversadora e brincalhona. Gostamos de fazer coisas em conjunto, como jogar, andar de bicicleta, ir ao cinema, passear, cozinhar e ter amigos e mais família por perto.


Passando à parte da receita, o que tenho para partilhar, e porque a ideia é ser a que mais gostamos mesmo, e porque não como carne, é esta feijoada de cogumelos que eu adoro e tem feito sucesso por estes lados.

Não deixem de experimentar!

E para quem nunca comprou a alheira vegetariana, deixo aqui a foto para a reconhecerem lá no supermercado:




Ingredientes:
Azeite de boa qualidade
1 cebola picada finamente
2 dentes de alho picados finamente
1 tomate fresco maduro, picado, sem pele, com o sumo
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cenoura, sem pele, cortada aos pedaços pequenos
½ courgete, com a pele, cortada em pedaços
couve branca cortada às tirinhas, q.b.
1 embalagem de mistura de cogumelos congelados (eu uso marca Continente ou então uso cogumelos Portubellos e Brancos, frescos, lavados e cortados aos bocados grandes)
1 lata de feijão encarnado pequena, com o líquido de conservação
1 alheira vegetariana, cortada aos pedaços 
½ copo de água
½ copo de vinho branco
1 colher de sobremesa cheia, de sopa instantânea Knorr de tomate
Sal, pimenta, nós-moscada, (e piri-piri para quem gosta)
3 colheres de sopa de salsa picada

Ligue o forno a 200ºC.
Lave e corte todos os legumes como diz na lista de ingredientes.
Numa panela grande que vá ao lume e ao forno, de preferência de barro e com tampa, deite uma quantidade generosa de azeite e leve a cebola e o alho a refogar até ficarem macios. Junte um pouco de água se estiver a secar. Junte o tomate, a polpa de tomate e deixe refogar um pouco. Junte a cenoura, a courgete, a couve, os cogumelos, o feijão e a alheira.
Numa taça, coloque a sopa em pó e dilua com o vinho branco e a água. Junte ao cozinhado.
Tempere com pouco sal, alguma nós-moscada, pimenta e piri-piri.
Deixe cozinhar em lume médio por 5 a 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Leve ao forno com o recipiente tapado (se não existir tampa, improvise uma com papel de alumínio), durante 30 a 40 minutos. Junte a salsa picada antes de levar à mesa.
Sirva com arroz branco e salada.

:-)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...