Salada de Primavera

Ia eu à hora do almoço a caminho de casa, com muito calor (só 30 grauzitos em Abril...), alguma fome e a pensar o que fazer para o almoço... Tinha poucos minutos para me decidir... Passei os olhos por uma foto de um outdoor e pensei... "o que me apetecia mesmo era uma saladinha daquelas que costumo comer no Vitaminas do shopping do Belmirinho..." Foi então que parei na mercearia da D. Dulcelina para comprar queijo fresco, queijo flamengo e azeitonas... Daí até chegar a casa foi imaginar ingredientes para juntar, como se estivesse à frente da menina do Vitaminas a dizer-lhe o que colocar no prato...
Ai que maravilha!


Ingredientes:
(para uma saladeira grande: 4 pessoas)
massa espiral de várias cores, cozida em água e sal (pouco mais que 1/2 emb.)
10-15 folhas de alface lavada e bem escorrida
1 lata de cogumelos laminados, escorridos
azeite, q.b.
1 emb. atum aos cubos em óleo, escorrido 
1 lata pequena de ananás, escorrido = 4 fatias
3 mãos cheias de azeitonas pretas
2 queijos frescos aos cubos
2 fatias grossas de queijo flamengo aos cubos
1 iogurte natural sem açúcar
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sobremesa de ketchup
2 colheres de sopa de maionese
piri-piri
sal fino
oregãos secos

Salteie os cogumelos em um fio de azeite e uma colher de chá de orégãos secos. Deixe arrefecer enquanto prepara o resto. Coza a massa, escorra-a e passe-a por água fria.
Lave a alface, seque as folhas com um pano (ou com o moínho de saladas) e parta-as em pedaços. Escorra o atum e o ananás e parta os queijos aos cubos. Numa taça faça o molho com o iogurte e os molhos e tempere com umas gotas de piri-piri, sal e oregãos.
Junte tudo numa saladeira grande e misture bem.

:-)