Bolo de maçã

Doces e bolos que levem maçã, para mim, ficam quase sempre fantásticos! Este faço habitualmente mas desta vez fiz para a minha irmã levar para o trabalho, porque fez anos no sábado e queria partilhar um bolo com as colegas. Ficou com um aspecto de quem fugiu da guerra mas não se iludam, porque estava bom como sempre... vou explicar porque é difícil que fique com melhor aspecto - a receita do bolo eu vi no blog da Joana Roque, As minhas receitas, e levava 2 ovos, mas eu faço sempre com 3 ovos; fica mais difícil de cozer e molhado no meio (que eu adoro).




Ingredientes:
(adaptado de "Chocolate&Zucchini" de Clotilde Dusoulier)

3 maçãs, descascadas e descaroçadas, cortadas em fatias
canela para polvilhar
3/4 chávena de açúcar
3 ovos (para o fazerem como deve ser ponham só 2)

1/2 chávena de manteiga ou margarina, derretida
1/2 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
uma pitada de sal fino

papel vegetal, se necessário


Liga-se o forno a 180ºC. Unta-se com margarina e polvilha-se com farinha, uma forma de bolo sem buraco com laterais amovíveis.
No fundo da forma de bolo colocam-se as fatias de maçã, que se polvilham com a canela. Reserva-se.
Batem-se bem os ovos com o açúcar e junta-se a manteiga ou margarina. Mexe-se bem. Juntam-se todos os outros ingredientes e deita-se este creme na forma, por cima das maçãs. Leva-se ao forno por mais de 40 minutos, até passar o teste do palito. Se a parte de cima começar a ficar dourada/cozida e o interior ainda estiver crú, põe-se por cima um pedaço de papel vegetal. Quando retirar do forno, deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

:-)