Trifle de Morangos

Fiz este Trifle de Morangos para o meu irmão, quando ele fez 45 anos agora em Maio, porque ele prefere doces de colher a bolos.
Claro que não foi só para ele... nós também nos deliciámos... Este doce com 3 sabores é FANTÁSTICO e vale mesmo a pena experimentar. Vi a receita n'Os Temperos da Argas, que o tinha visto n'As Receitas lá de Casa, que se tinha inspirado no blog da 3Bruxinhas... 
Já viram como os labirintos da blogosfera nos levam a passear?  :-)



Ingredientes:

1 bolo de limão, ou outro à escolha (para a próxima faço com bolo de iogurte), desfeito com as mãos em pedaços
1 Kg de morangos, lavados, sem pés e cortados aos pedaços
1 lata de leite condensado
2,5 medidas (medida = a lata de leite condensado) de leite meio gordo
2 colheres de sopa de farinha maizena
6 gemas
1 limão, o sumo
100 ml de água
80 g açúcar


Faça o bolo antes de preparar o doce, ou no dia anterior, e desfaça-o com as mãos, em bocados não muito pequenos. Reserve.
Arranje os morangos e reserve alguns para enfeitar.
Numa panela misture o leite condensado, o leite, as gemas mexidas e a maizena e leve a lume médio-brando, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Retire do lume e continue a mexer mais um pouco. Deixe arrefecer e reserve.
Leve ao micro-ondas uma taça com a água, o sumo de limão e o açúcar, para obter uma calda.
Numa travessa grande (eu coloquei numa taça onde costumo pôr os mousses e foi muito pequena) coloque todos os ingredientes por duas ou três camadas, pela seguinte ordem:
1 camada de bolo, regar com calda de limão, 1 camada de morangos, 1 camada de creme. Repetir as camadas e decorar com morangos.
:-)