sexta-feira

Garoupa no forno com batatinhas a murro

No último jantar entre amigos que se fez cá em casa, preparei uma garoupa no forno, com batatinhas a murro, que foi muito apreciado. A garoupa é um peixe tenro e macio, muito saboroso. É um pouco caro mas, dias não são dias, e foi todo aproveitado. A cabeça, que não foi servida no jantar, foi transformada numa sopa de peixe à moda da minha mãe. Depois eu conto como fiz... Agora vou explicar como fiz o assado.



Ingredientes:
(para 5 pessoas)
1 Garoupa com 2,5 Kg (peso com a cabeça), inteira mas sem cabeça, limpa de escamas e tripas e com 2 ou 3 cortes no sentido da largura (na peixaria arranjam)
sal aromatizado
1 cebola grande, descascada e fatiada em meias-luas
3 dentes de alho, descascados e picados finamente
Azeite
100 ml de vinho branco
1 mão-cheia de pimento vermelho, cortado às tirinhas
2 mãos-cheias de coentros picados
Batatas pequeninas (eu ponho uma mão-cheia por pessoa, mais algumas)


Ligue o forno a 200 ºC.
Num pirex de ir ao forno e à mesa, coloque um pouco mais de metade da cebola, sal aromatizado, metade do alho e regue com azeite. Coloque o peixe inteiro e coloque por cima sal aromatizado, o resto da cebola e do alho e regue com azeite (seja generosa no azeite). Leve ao forno por 20 a 25 minutos e retire. Regue à volta do peixe com o vinho e por cima espalhe o pimento e os coentros. Volte a levar ao forno mais uns 15 a 20 minutos ou até estar cozinhado. Quando o peixe inteiro vai ao forno, para confirmar se está cozinhado espete a lâmina de uma faca no peixe, até à espinha, e depois toque com a lâmina nos seus lábios; se a lâmina estiver morna é porque o peixe está cozinhado por dentro e pode retirar.

Ao mesmo tempo que o faz o peixe, prepare as batatinhas: Lave-as muito bem em água corrente e não as corte ou retire a casca. Ficam inteiras e com pele. Coloque-as num pirex de ir ao forno. Salpique-as com sal aromatizado e regue com azeite, de forma generosa. Leve ao forno ao mesmo tempo que o peixe. Eu coloquei em pirex separado, na prateleira por baixo do peixe, porque não cabia tudo no mesmo mas, se couber no seu, coloque as batatinhas à volta do peixe. Depois de estarem cozinhadas (para ver, espete um garfo e já não devem estar duras) retire uma a uma para cima de um prato, e com a ajuda de um pratinho pequeno dê-lhes um aperto para as esmagar ligeiramente. Coloque-as no tabuleiro do peixe e sirva.

:-)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...