segunda-feira

Arroz de Polvo

Aqui há umas semanas atrás fui ao hipermercado e vi uns polvos frescos com muito bom aspecto. Comprei para congelar, depois de cozido, e fazer um prato com ele mais tarde. Na semana passada convidei a Lynn para jantar e ela trouxe a Alva. 
Servi este arroz de polvo... :-)

Ingredientes:
(para 6 pessoas)
1 polvo fresco com cerca de 1,5 Kg 
2 cebolas, uma inteira e uma picada
1 folha de louro, sem o talo do meio
3 dentes de alho, picados
Azeite
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de massa de pimento (usa-se frequentemente para temperar carne de porco)
1 chávena bem cheia de arroz carolino
3 chávenas de água de cozer o polvo, quente
Sal aromatizado
2 mãos-cheias de coentros picados

Comece por cozer o polvo numa panela de pressão: coloque o polvo inteiro, uma cebola inteira, um fio de azeite e a folha de louro; cubra com água até fazer 2/3 da panela. Quando a panela começar a fazer barulho reduza o lume e deixe cozer por cerca de 20 minutos (nessa altura começa-se a sentir o cheiro do polvo e eu guio-me muito por aí). Desligue o lume, deixe sair todo o vapor e só aí abra a panela. Retire o polvo e corte-o em pedaços com a ajuda de uma tesoura de peixe. Reserve a água mas retire a cebola e a folha de louro.
Nesta fase pode congelar ou reservar no frigorífico para usar no dia seguinte, colocando a água e o polvo, juntos, numa caixa hermética.
Num tacho (de barro, de preferência) leve a refogar a cebola e os alhos em azeite. Quando a cebola estiver translúcida junte a polpa de tomate, a massa de pimento e uma colher de sopa de água e deixe cozinhar um pouco. Junte o arroz lavado, mexendo bem, de seguida a água de cozer o polvo (aquecida), rectifique com sal aromatizado (ou sal, pimenta e nós-moscada) e junte os coentros. Mexa de vez em quando e assim que começar a ferver apague o lume e tape o tacho. Deixe continuar a cozer tapado, em cima do fogão, por mais uns 5 ou 10 minutos ou até os bagos de arroz estarem cozidos. Sirva de imediato.

:-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...